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dc.contributor.advisor1Olender, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5457900499783356pt_BR
dc.contributor.referee1Carsalade, Flávio de Lemos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9899350224165436pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0798619048101709pt_BR
dc.creatorLarsen, Nathalia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0203220389307193pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T13:37:21Z-
dc.date.available2021-11-25-
dc.date.available2021-11-25T13:37:21Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00290-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13618-
dc.description.abstractThe research has as general objective to analyze the teaching of design practices in the scope of cultural heritage in Architecture and Urbanism during graduation, allowing an approximation of the pedagogical strategy of design teaching with the syllabus didactics and methods adopted in the “classes-ateliers and the pedagogical strategy of design teaching. The Case Study took place at FAU-UFJF. The exploratory analysis was carried out based on observation and notes in the Logbook, notebooks that crosses the research and brings to the dissertation previous experiences that work as a thermometer for the analysis. The results point to the need for a paradigm shift in design classes and we conclude that cultural heritage is the flagship of this processpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de ensino de projeto no âmbito do património cultural na graduação de Arquitetura e Urbanismo, permitindo uma aproximação com o currículo, com a didática e métodos adotadas nas aulas-ateliês, estratégia pedagógica do ensino de projeto. O estudo de caso se deu na FAU-UFJF. As análises exploratórias ocorreram a partir da observação e anotações no Diário de Bordo, cadernos que atravessam a pesquisa e aportam ao trabalho experiências anteriores que funcionam como termômetro das análises. Os resultados indicam a necessidade de uma mudança de paradigma nas aulas de projeto. Concluímos que a herança cultural é o carro chefe desse processo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPatrimônio cultural e herança culturalpt_BR
dc.subjectEnsino e formaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias didáticas para aula-ateliept_BR
dc.subjectArchitecture and cultural heritagept_BR
dc.subjectTeaching and trainingpt_BR
dc.subjectDidatic strategies for classroom-ateliept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.title“Para ser outra coisa para além do que vimos sendo”: reflexões sobre o ensino de projeto arquitetônico no âmbito do patrimônio culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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