Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13372
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
josealvesferreiraneto.pdfPDF/A1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará: um estudo longitudinal de desempenho em língua portuguesa em duas CREDES (2017-2019)
Autor(es): Ferreira Neto, José Alves
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Resumo: O presente estudo buscou investigar de que forma se encontra o desempenho geral em Língua Portuguesa em duas das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE) no Sistema Permanente de Avaliação da Educação da Educação Básica do Ceará no recorte dos anos de 2017 a 2019, no tocante à 3ª série do Ensino Médio. Para o alcance desse objetivo, a análise das tabelas de resultados gerais disponibilizadas pela secretaria foi realizada. Os resultados encontrados demonstram que o Ceará vem evoluindo gradualmente no desempenho geral, sendo que as duas CREDE analisadas e suas respectivas escolas, propiciam um entendimento refinado do estágio dessa evolução, ou seja, os detalhes encontrados fortificam o contexto de alcance de metas e de possibilidades de planejamento para o sucesso. Dessa forma, conclui-se que dentro das CREDE analisadas, uma escola com resultados já considerados adequados, pode ser alvo de pesquisa acerca de boas práticas de gestão e planejamento, com objetivo de subsidiar o alcance das metas nas demais unidades escolares.
Abstract: -
Palavras-chave: SPAECE
Língua portuguesa
Desempenho educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13372
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons