Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13372
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josealvesferreiraneto.pdfPDF/A1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda-
dc.contributor.referee2Machado, Carla Silva-
dc.creatorFerreira Neto, José Alves-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:28:06Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T15:28:06Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13372-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou investigar de que forma se encontra o desempenho geral em Língua Portuguesa em duas das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE) no Sistema Permanente de Avaliação da Educação da Educação Básica do Ceará no recorte dos anos de 2017 a 2019, no tocante à 3ª série do Ensino Médio. Para o alcance desse objetivo, a análise das tabelas de resultados gerais disponibilizadas pela secretaria foi realizada. Os resultados encontrados demonstram que o Ceará vem evoluindo gradualmente no desempenho geral, sendo que as duas CREDE analisadas e suas respectivas escolas, propiciam um entendimento refinado do estágio dessa evolução, ou seja, os detalhes encontrados fortificam o contexto de alcance de metas e de possibilidades de planejamento para o sucesso. Dessa forma, conclui-se que dentro das CREDE analisadas, uma escola com resultados já considerados adequados, pode ser alvo de pesquisa acerca de boas práticas de gestão e planejamento, com objetivo de subsidiar o alcance das metas nas demais unidades escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSPAECEpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectDesempenho educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleSistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará: um estudo longitudinal de desempenho em língua portuguesa em duas CREDES (2017-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons