Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13372
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
josealvesferreiraneto.pdfPDF/A1.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará: um estudo longitudinal de desempenho em língua portuguesa em duas CREDES (2017-2019)
Autor(es): Ferreira Neto, José Alves
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda
Miembros Examinadores: Machado, Carla Silva
Resumo: O presente estudo buscou investigar de que forma se encontra o desempenho geral em Língua Portuguesa em duas das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE) no Sistema Permanente de Avaliação da Educação da Educação Básica do Ceará no recorte dos anos de 2017 a 2019, no tocante à 3ª série do Ensino Médio. Para o alcance desse objetivo, a análise das tabelas de resultados gerais disponibilizadas pela secretaria foi realizada. Os resultados encontrados demonstram que o Ceará vem evoluindo gradualmente no desempenho geral, sendo que as duas CREDE analisadas e suas respectivas escolas, propiciam um entendimento refinado do estágio dessa evolução, ou seja, os detalhes encontrados fortificam o contexto de alcance de metas e de possibilidades de planejamento para o sucesso. Dessa forma, conclui-se que dentro das CREDE analisadas, uma escola com resultados já considerados adequados, pode ser alvo de pesquisa acerca de boas práticas de gestão e planejamento, com objetivo de subsidiar o alcance das metas nas demais unidades escolares.
Resumen : -
Palabras clave : SPAECE
Língua portuguesa
Desempenho educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13372
Fecha de publicación : 26-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons