Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13372
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josealvesferreiraneto.pdfPDF/A1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará: um estudo longitudinal de desempenho em língua portuguesa em duas CREDES (2017-2019)
Author: Ferreira Neto, José Alves
First Advisor: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda
Referee Member: Machado, Carla Silva
Resumo: O presente estudo buscou investigar de que forma se encontra o desempenho geral em Língua Portuguesa em duas das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE) no Sistema Permanente de Avaliação da Educação da Educação Básica do Ceará no recorte dos anos de 2017 a 2019, no tocante à 3ª série do Ensino Médio. Para o alcance desse objetivo, a análise das tabelas de resultados gerais disponibilizadas pela secretaria foi realizada. Os resultados encontrados demonstram que o Ceará vem evoluindo gradualmente no desempenho geral, sendo que as duas CREDE analisadas e suas respectivas escolas, propiciam um entendimento refinado do estágio dessa evolução, ou seja, os detalhes encontrados fortificam o contexto de alcance de metas e de possibilidades de planejamento para o sucesso. Dessa forma, conclui-se que dentro das CREDE analisadas, uma escola com resultados já considerados adequados, pode ser alvo de pesquisa acerca de boas práticas de gestão e planejamento, com objetivo de subsidiar o alcance das metas nas demais unidades escolares.
Abstract: -
Keywords: SPAECE
Língua portuguesa
Desempenho educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13372
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons