Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13277
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kalinegonzagabarboza.pdfPDF/A412.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos dados das avaliações nacionais em turmas dos 5° anos das primeiras escolas integrais da rede municipal de ensino de João Pessoa entre os anos de 2011 e 2019
Autor(es): Barboza, Kaline Gonzaga
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Membro da banca: Magaldi, Juliana Alves
Membro da banca: Belmino, Webster Guerreiro
Resumo: Nesse trabalho, apresentamos e discutimos os dados referentes aos resultados do IDEB das turmas dos 5° anos de 11 primeiras escolas em tempo integral do município de João Pessoa as quais: aderiram, em 2011, ao programa municipal de integralização do ensino, à época chamado de “Escola Tempo Integral”. A pesquisa se concentrou nos dados do Ensino fundamental 1, sem especial no 5º ano em função da quantidade de dados maior e com menos lacunas. O intuito desse levantamento foi averiguar como o índice se comportou nestas escolas desde que aumentaram sua carga horária. Ao longo da argumentação são elencados os indicadores que compõe esse índice havendo uma explanação sobre os dados de proficiência e de fluxo das escolas que compõe a amostra. Os resultados alcançados mostram a importância de uma política pública de investimento na educação de tempo integral, bem como a sistematização e acompanhamento da rede pela secretaria de educação, além de sugerir investigações futuras que possam desdobrar os resultados dessas escolas nas edições do IDEB.
Abstract: -
Palavras-chave: IDEB
Fluxo escolar
Análise de dados
Estatística escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13277
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons