Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13277
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kalinegonzagabarboza.pdfPDF/A412.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988359903223308pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Belmino, Webster Guerreiro-
dc.creatorBarboza, Kaline Gonzaga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0142787068053593pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:36:17Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:36:17Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13277-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho, apresentamos e discutimos os dados referentes aos resultados do IDEB das turmas dos 5° anos de 11 primeiras escolas em tempo integral do município de João Pessoa as quais: aderiram, em 2011, ao programa municipal de integralização do ensino, à época chamado de “Escola Tempo Integral”. A pesquisa se concentrou nos dados do Ensino fundamental 1, sem especial no 5º ano em função da quantidade de dados maior e com menos lacunas. O intuito desse levantamento foi averiguar como o índice se comportou nestas escolas desde que aumentaram sua carga horária. Ao longo da argumentação são elencados os indicadores que compõe esse índice havendo uma explanação sobre os dados de proficiência e de fluxo das escolas que compõe a amostra. Os resultados alcançados mostram a importância de uma política pública de investimento na educação de tempo integral, bem como a sistematização e acompanhamento da rede pela secretaria de educação, além de sugerir investigações futuras que possam desdobrar os resultados dessas escolas nas edições do IDEB.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectFluxo escolarpt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectEstatística escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise dos dados das avaliações nacionais em turmas dos 5° anos das primeiras escolas integrais da rede municipal de ensino de João Pessoa entre os anos de 2011 e 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons