Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13277
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
kalinegonzagabarboza.pdfPDF/A412.12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise dos dados das avaliações nacionais em turmas dos 5° anos das primeiras escolas integrais da rede municipal de ensino de João Pessoa entre os anos de 2011 e 2019
Autor(es): Barboza, Kaline Gonzaga
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Miembros Examinadores: Magaldi, Juliana Alves
Miembros Examinadores: Belmino, Webster Guerreiro
Resumo: Nesse trabalho, apresentamos e discutimos os dados referentes aos resultados do IDEB das turmas dos 5° anos de 11 primeiras escolas em tempo integral do município de João Pessoa as quais: aderiram, em 2011, ao programa municipal de integralização do ensino, à época chamado de “Escola Tempo Integral”. A pesquisa se concentrou nos dados do Ensino fundamental 1, sem especial no 5º ano em função da quantidade de dados maior e com menos lacunas. O intuito desse levantamento foi averiguar como o índice se comportou nestas escolas desde que aumentaram sua carga horária. Ao longo da argumentação são elencados os indicadores que compõe esse índice havendo uma explanação sobre os dados de proficiência e de fluxo das escolas que compõe a amostra. Os resultados alcançados mostram a importância de uma política pública de investimento na educação de tempo integral, bem como a sistematização e acompanhamento da rede pela secretaria de educação, além de sugerir investigações futuras que possam desdobrar os resultados dessas escolas nas edições do IDEB.
Resumen : -
Palabras clave : IDEB
Fluxo escolar
Análise de dados
Estatística escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13277
Fecha de publicación : 23-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons