Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13277
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kalinegonzagabarboza.pdfPDF/A412.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise dos dados das avaliações nacionais em turmas dos 5° anos das primeiras escolas integrais da rede municipal de ensino de João Pessoa entre os anos de 2011 e 2019
Author: Barboza, Kaline Gonzaga
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Sanábio, Marcos Tanure
Referee Member: Magaldi, Juliana Alves
Referee Member: Belmino, Webster Guerreiro
Resumo: Nesse trabalho, apresentamos e discutimos os dados referentes aos resultados do IDEB das turmas dos 5° anos de 11 primeiras escolas em tempo integral do município de João Pessoa as quais: aderiram, em 2011, ao programa municipal de integralização do ensino, à época chamado de “Escola Tempo Integral”. A pesquisa se concentrou nos dados do Ensino fundamental 1, sem especial no 5º ano em função da quantidade de dados maior e com menos lacunas. O intuito desse levantamento foi averiguar como o índice se comportou nestas escolas desde que aumentaram sua carga horária. Ao longo da argumentação são elencados os indicadores que compõe esse índice havendo uma explanação sobre os dados de proficiência e de fluxo das escolas que compõe a amostra. Os resultados alcançados mostram a importância de uma política pública de investimento na educação de tempo integral, bem como a sistematização e acompanhamento da rede pela secretaria de educação, além de sugerir investigações futuras que possam desdobrar os resultados dessas escolas nas edições do IDEB.
Abstract: -
Keywords: IDEB
Fluxo escolar
Análise de dados
Estatística escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13277
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons