Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13240
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabianaalvesdemelodias.pdfPDF/A558.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A adequação da formação docente e o Ideb das escolas da rede pública estadual de Alagoas: uma análise dos indicadores
Autor(es): Dias, Fabiana Alves de Melo
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Cunha, Priscila Campos
Membro da banca: Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar o Indicador de Adequação da Formação Docente - IFD e o desempenho dos estudantes da rede estadual de Alagoas, a partir do Ideb, no período de 2013 a 2019. O método aplicado foi quantitativo, com enfoque descritivo, a partir dos dados secundários fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além do indicador de Adequação da Formação Docente, foram utilizadas as notas do Ideb da rede estadual, no período de 2013 a 2019. Os resultados apurados, neste estudo, indicaram que ações estratégicas da Secretaria da Educação de Alagoas, como a mudança nos requisitos de seleção dos professores temporários da rede estadual em 2015, podem ter gerado um efeito significativo nos indicadores da rede estadual.
Abstract: -
Palavras-chave: Adequação da formação docente
Ideb
Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13240
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons