Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13240
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabianaalvesdemelodias.pdfPDF/A558.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A adequação da formação docente e o Ideb das escolas da rede pública estadual de Alagoas: uma análise dos indicadores
Author: Dias, Fabiana Alves de Melo
First Advisor: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Cunha, Priscila Campos
Referee Member: Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar o Indicador de Adequação da Formação Docente - IFD e o desempenho dos estudantes da rede estadual de Alagoas, a partir do Ideb, no período de 2013 a 2019. O método aplicado foi quantitativo, com enfoque descritivo, a partir dos dados secundários fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além do indicador de Adequação da Formação Docente, foram utilizadas as notas do Ideb da rede estadual, no período de 2013 a 2019. Os resultados apurados, neste estudo, indicaram que ações estratégicas da Secretaria da Educação de Alagoas, como a mudança nos requisitos de seleção dos professores temporários da rede estadual em 2015, podem ter gerado um efeito significativo nos indicadores da rede estadual.
Abstract: -
Keywords: Adequação da formação docente
Ideb
Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13240
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons