Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13240
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fabianaalvesdemelodias.pdfPDF/A558.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A adequação da formação docente e o Ideb das escolas da rede pública estadual de Alagoas: uma análise dos indicadores
Autor(es): Dias, Fabiana Alves de Melo
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Cunha, Priscila Campos
Miembros Examinadores: Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar o Indicador de Adequação da Formação Docente - IFD e o desempenho dos estudantes da rede estadual de Alagoas, a partir do Ideb, no período de 2013 a 2019. O método aplicado foi quantitativo, com enfoque descritivo, a partir dos dados secundários fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além do indicador de Adequação da Formação Docente, foram utilizadas as notas do Ideb da rede estadual, no período de 2013 a 2019. Os resultados apurados, neste estudo, indicaram que ações estratégicas da Secretaria da Educação de Alagoas, como a mudança nos requisitos de seleção dos professores temporários da rede estadual em 2015, podem ter gerado um efeito significativo nos indicadores da rede estadual.
Resumen : -
Palabras clave : Adequação da formação docente
Ideb
Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13240
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons