Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13240
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabianaalvesdemelodias.pdfPDF/A558.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Priscila Campos-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni-
dc.creatorDias, Fabiana Alves de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404059568331064pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T13:38:09Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-02T13:38:09Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13240-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo tem como objetivo analisar o Indicador de Adequação da Formação Docente - IFD e o desempenho dos estudantes da rede estadual de Alagoas, a partir do Ideb, no período de 2013 a 2019. O método aplicado foi quantitativo, com enfoque descritivo, a partir dos dados secundários fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além do indicador de Adequação da Formação Docente, foram utilizadas as notas do Ideb da rede estadual, no período de 2013 a 2019. Os resultados apurados, neste estudo, indicaram que ações estratégicas da Secretaria da Educação de Alagoas, como a mudança nos requisitos de seleção dos professores temporários da rede estadual em 2015, podem ter gerado um efeito significativo nos indicadores da rede estadual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdequação da formação docentept_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectAlagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA adequação da formação docente e o Ideb das escolas da rede pública estadual de Alagoas: uma análise dos indicadorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons