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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Educação Integral das unidades escolares estaduais na Região Sul Fluminense: uma análise das taxas de rendimento
Autor(es): Menezes, Ellen Oliveira de
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Lessa, Paula Batista
Membro da banca: Silveira, Silvia Regina Benigno
Resumo: A presente pesquisa possui como objetivo contribuir para a discussão teórica sobre a implantação e permanência da Educação Integral e seus princípios norteadores no Estado do Rio de Janeiro, como também seus resultados educacionais. Nesse sentido, foi abordado o histórico das organizações escolares e da Educação Integral. Em seguida, o estudo perpassa pelos marcos legais que fundamentam essa proposta, enfatizando a esfera federal e a estadual (RJ). E finalizando, no referencial teórico são abordados os princípios da Educação Integral. Sobre a metodologia, compreende em uma análise de dados secundários, acompanhada de uma pesquisa bibliográfica. Os principais dados analisados são as taxas de rendimento, em especial as taxas de aprovação, compreendidas no período de 2016 a 2019, disponibilizado pelo INEP. Em seguida, foi analisado os resultados obtidos pelas escolas de acordo com os anos de adesão da proposta de Educação Integral. Como resultado da pesquisa, proposta inicial sobre a verificação dos avanços no desempenho dos estudantes foi constatada. Pois, unificando os períodos em questão, as que obtiveram aumento em seus resultados representa 85% (oitenta e cinco por cento). E do total das escolas elencadas, apenas 5% (cinco por cento) não apresentou aumento na taxa de aprovação, permanecendo com o mesmo resultado. E 10% (dez por cento) obteve um resultado inferior ao obtido no último ano do ensino regular nestas referidas escolas.
Abstract: -
Palavras-chave: Educação integral
Taxas de rendimento
Taxas de aprovação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13236
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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