https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13236
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ellenoliveirademenezes.pdf | PDF/A | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A Educação Integral das unidades escolares estaduais na Região Sul Fluminense: uma análise das taxas de rendimento |
Autor(es): | Menezes, Ellen Oliveira de |
Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Miembros Examinadores: | Lessa, Paula Batista |
Miembros Examinadores: | Silveira, Silvia Regina Benigno |
Resumo: | A presente pesquisa possui como objetivo contribuir para a discussão teórica sobre a implantação e permanência da Educação Integral e seus princípios norteadores no Estado do Rio de Janeiro, como também seus resultados educacionais. Nesse sentido, foi abordado o histórico das organizações escolares e da Educação Integral. Em seguida, o estudo perpassa pelos marcos legais que fundamentam essa proposta, enfatizando a esfera federal e a estadual (RJ). E finalizando, no referencial teórico são abordados os princípios da Educação Integral. Sobre a metodologia, compreende em uma análise de dados secundários, acompanhada de uma pesquisa bibliográfica. Os principais dados analisados são as taxas de rendimento, em especial as taxas de aprovação, compreendidas no período de 2016 a 2019, disponibilizado pelo INEP. Em seguida, foi analisado os resultados obtidos pelas escolas de acordo com os anos de adesão da proposta de Educação Integral. Como resultado da pesquisa, proposta inicial sobre a verificação dos avanços no desempenho dos estudantes foi constatada. Pois, unificando os períodos em questão, as que obtiveram aumento em seus resultados representa 85% (oitenta e cinco por cento). E do total das escolas elencadas, apenas 5% (cinco por cento) não apresentou aumento na taxa de aprovação, permanecendo com o mesmo resultado. E 10% (dez por cento) obteve um resultado inferior ao obtido no último ano do ensino regular nestas referidas escolas. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Educação integral Taxas de rendimento Taxas de aprovação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13236 |
Fecha de publicación : | 23-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons