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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Lessa, Paula Batista-
dc.contributor.referee2Silveira, Silvia Regina Benigno-
dc.creatorMenezes, Ellen Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8672799057682006pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T13:20:28Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-02T13:20:28Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13236-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa possui como objetivo contribuir para a discussão teórica sobre a implantação e permanência da Educação Integral e seus princípios norteadores no Estado do Rio de Janeiro, como também seus resultados educacionais. Nesse sentido, foi abordado o histórico das organizações escolares e da Educação Integral. Em seguida, o estudo perpassa pelos marcos legais que fundamentam essa proposta, enfatizando a esfera federal e a estadual (RJ). E finalizando, no referencial teórico são abordados os princípios da Educação Integral. Sobre a metodologia, compreende em uma análise de dados secundários, acompanhada de uma pesquisa bibliográfica. Os principais dados analisados são as taxas de rendimento, em especial as taxas de aprovação, compreendidas no período de 2016 a 2019, disponibilizado pelo INEP. Em seguida, foi analisado os resultados obtidos pelas escolas de acordo com os anos de adesão da proposta de Educação Integral. Como resultado da pesquisa, proposta inicial sobre a verificação dos avanços no desempenho dos estudantes foi constatada. Pois, unificando os períodos em questão, as que obtiveram aumento em seus resultados representa 85% (oitenta e cinco por cento). E do total das escolas elencadas, apenas 5% (cinco por cento) não apresentou aumento na taxa de aprovação, permanecendo com o mesmo resultado. E 10% (dez por cento) obteve um resultado inferior ao obtido no último ano do ensino regular nestas referidas escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectTaxas de rendimentopt_BR
dc.subjectTaxas de aprovaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA Educação Integral das unidades escolares estaduais na Região Sul Fluminense: uma análise das taxas de rendimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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