Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13236
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ellenoliveirademenezes.pdfPDF/A1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A Educação Integral das unidades escolares estaduais na Região Sul Fluminense: uma análise das taxas de rendimento
Author: Menezes, Ellen Oliveira de
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Lessa, Paula Batista
Referee Member: Silveira, Silvia Regina Benigno
Resumo: A presente pesquisa possui como objetivo contribuir para a discussão teórica sobre a implantação e permanência da Educação Integral e seus princípios norteadores no Estado do Rio de Janeiro, como também seus resultados educacionais. Nesse sentido, foi abordado o histórico das organizações escolares e da Educação Integral. Em seguida, o estudo perpassa pelos marcos legais que fundamentam essa proposta, enfatizando a esfera federal e a estadual (RJ). E finalizando, no referencial teórico são abordados os princípios da Educação Integral. Sobre a metodologia, compreende em uma análise de dados secundários, acompanhada de uma pesquisa bibliográfica. Os principais dados analisados são as taxas de rendimento, em especial as taxas de aprovação, compreendidas no período de 2016 a 2019, disponibilizado pelo INEP. Em seguida, foi analisado os resultados obtidos pelas escolas de acordo com os anos de adesão da proposta de Educação Integral. Como resultado da pesquisa, proposta inicial sobre a verificação dos avanços no desempenho dos estudantes foi constatada. Pois, unificando os períodos em questão, as que obtiveram aumento em seus resultados representa 85% (oitenta e cinco por cento). E do total das escolas elencadas, apenas 5% (cinco por cento) não apresentou aumento na taxa de aprovação, permanecendo com o mesmo resultado. E 10% (dez por cento) obteve um resultado inferior ao obtido no último ano do ensino regular nestas referidas escolas.
Abstract: -
Keywords: Educação integral
Taxas de rendimento
Taxas de aprovação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13236
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons