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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reprovação e abandono escolar: fator preponderante para exclusão escolar
Autor(es): Maranhão, Débora Resende
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Membro da banca: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: Aborda o fluxo escolar dos alunos do Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo entre os anos de 2018 e 2019. Por meio do cruzamento dos dados fornecidos pelo Censo Escolar pretende-se acompanhar a trajetória dos alunos dividindo-os em dois grupos distintos: alunos que reprovaram no ano de 2018 e alunos que lograram êxito nesse mesmo ano. A metodologia utilizada foi o cruzamento de dados das tabelas matrícula inicial e movimento e rendimento publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP). O código INEP do aluno foi utilizado como chave para o cruzamento dos dados e informações. Para análise da trajetória escolar dos alunos elencou-se seis parâmetros de comparação: continuidade dos estudos entre os anos de 2018 e 2019, idade certa para a etapa, continuidade dos estudos na modalidade EJA, aprovação no ano 2019, reprovação no ano 2019 e abandono escolar no ano 2019. Os percentuais relacionados aos parâmetros acima foram calculados e percebe-se diferença entre os grupos analisados.
Abstract: -
Palavras-chave: Reprovação
Aprovação
Abandono
Censo escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13226
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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