https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13226
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
deboraresendemaranhao.pdf | PDF/A | 483.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Reprovação e abandono escolar: fator preponderante para exclusão escolar |
Author: | Maranhão, Débora Resende |
First Advisor: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-Advisor: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Referee Member: | Alves, Márcio Fagundes |
Referee Member: | Figueiredo, Camila Gonçalves Silva |
Resumo: | Aborda o fluxo escolar dos alunos do Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo entre os anos de 2018 e 2019. Por meio do cruzamento dos dados fornecidos pelo Censo Escolar pretende-se acompanhar a trajetória dos alunos dividindo-os em dois grupos distintos: alunos que reprovaram no ano de 2018 e alunos que lograram êxito nesse mesmo ano. A metodologia utilizada foi o cruzamento de dados das tabelas matrícula inicial e movimento e rendimento publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP). O código INEP do aluno foi utilizado como chave para o cruzamento dos dados e informações. Para análise da trajetória escolar dos alunos elencou-se seis parâmetros de comparação: continuidade dos estudos entre os anos de 2018 e 2019, idade certa para a etapa, continuidade dos estudos na modalidade EJA, aprovação no ano 2019, reprovação no ano 2019 e abandono escolar no ano 2019. Os percentuais relacionados aos parâmetros acima foram calculados e percebe-se diferença entre os grupos analisados. |
Abstract: | - |
Keywords: | Reprovação Aprovação Abandono Censo escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13226 |
Issue Date: | 23-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License