https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13202
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
alessandragoveasatiro.pdf | PDF/A | 627.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Os efeitos da gestão de resultados na educação: um estudo dos indicadores na Rede Municipal de Três Rios. |
Autor(es): | Satiro, Alessandra Govêa |
Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Miembros Examinadores: | Pinheiro, Priscila da Silva Costa |
Miembros Examinadores: | Silva, Cássio José Oliveira |
Resumo: | Este trabalho analisa dados dos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática e fluxo escolar das séries finais do Ensino Fundamental das escolas Municipais de Três Rios. Referem-se aos anos de 2015, 2017 e 2019. Para tal utilizou-se dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Censo escolar e documentos da Secretaria Municipal de Educação, os quais possibilitaram identificar o desempenho alcançado e informações a respeito da realidade das escolas. As análises foram auxiliadas pelas leituras de trabalhos de Burgos, Luckesi, Gadotti, entre outros. As mesmas análises corroboraram na busca pela compreensão sobre o que ocorre na rede de ensino municipal. O esforço trouxe como resultado a identificação da importância em trabalhar os indicadores como ponto central a fim de avançar no que diz respeito aos padrões de aprendizagem e não se preocupar com a posição das escolas do município. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Rede municipal de Três Rios Gestão Pedagógica Indicadores de desempenho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13202 |
Fecha de publicación : | 22-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons