Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13202
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alessandragoveasatiro.pdfPDF/A627.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Os efeitos da gestão de resultados na educação: um estudo dos indicadores na Rede Municipal de Três Rios.
Author: Satiro, Alessandra Govêa
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Pinheiro, Priscila da Silva Costa
Referee Member: Silva, Cássio José Oliveira
Resumo: Este trabalho analisa dados dos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática e fluxo escolar das séries finais do Ensino Fundamental das escolas Municipais de Três Rios. Referem-se aos anos de 2015, 2017 e 2019. Para tal utilizou-se dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Censo escolar e documentos da Secretaria Municipal de Educação, os quais possibilitaram identificar o desempenho alcançado e informações a respeito da realidade das escolas. As análises foram auxiliadas pelas leituras de trabalhos de Burgos, Luckesi, Gadotti, entre outros. As mesmas análises corroboraram na busca pela compreensão sobre o que ocorre na rede de ensino municipal. O esforço trouxe como resultado a identificação da importância em trabalhar os indicadores como ponto central a fim de avançar no que diz respeito aos padrões de aprendizagem e não se preocupar com a posição das escolas do município.
Abstract: -
Keywords: Rede municipal de Três Rios
Gestão Pedagógica
Indicadores de desempenho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13202
Issue Date: 22-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons