https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13202
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alessandragoveasatiro.pdf | PDF/A | 627.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Os efeitos da gestão de resultados na educação: um estudo dos indicadores na Rede Municipal de Três Rios. |
Author: | Satiro, Alessandra Govêa |
First Advisor: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Referee Member: | Pinheiro, Priscila da Silva Costa |
Referee Member: | Silva, Cássio José Oliveira |
Resumo: | Este trabalho analisa dados dos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática e fluxo escolar das séries finais do Ensino Fundamental das escolas Municipais de Três Rios. Referem-se aos anos de 2015, 2017 e 2019. Para tal utilizou-se dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Censo escolar e documentos da Secretaria Municipal de Educação, os quais possibilitaram identificar o desempenho alcançado e informações a respeito da realidade das escolas. As análises foram auxiliadas pelas leituras de trabalhos de Burgos, Luckesi, Gadotti, entre outros. As mesmas análises corroboraram na busca pela compreensão sobre o que ocorre na rede de ensino municipal. O esforço trouxe como resultado a identificação da importância em trabalhar os indicadores como ponto central a fim de avançar no que diz respeito aos padrões de aprendizagem e não se preocupar com a posição das escolas do município. |
Abstract: | - |
Keywords: | Rede municipal de Três Rios Gestão Pedagógica Indicadores de desempenho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13202 |
Issue Date: | 22-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License