Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10872
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabiolacarlapretti.pdf720.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação do especialista em educação básica na formação continuada de professores para a educação inclusiva
Autor(es): Pretti, Fabíola Carla
Primeiro Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Co-orientador: Jesus, Alan Willian de
Membro da banca: Mendes, Rodrigo Geraldo
Resumo: O presente texto traz uma reflexão sobre a atuação do Especialista em Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, voltada para a Educação Inclusiva, procurando identificar suas principais atribuições e seu papel na formação continuada dos professores. O perfil do Especialista em Educação Básica vem sofrendo inúmeras modificações ao longo das últimas décadas, principalmente após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 5692/93. As modificações não se limitam a questões de nomenclatura, mas de atribuições em si, visto que gradativamente o papel formador do Especialista vem crescendo em espaço e importância na vida da escola. Como formador, ele precisa estar atento às inúmeras demandas que se apresentam nesse cotidiano e sensibilizado o suficiente para intervir nas lacunas da atuação pedagógica sem ferir a autonomia e o processo reflexivo do professor. Precisa oferecer suporte pedagógico, manter diálogo constante e estimular a construção identitária permanente. Como formador, não pode prescindir do necessário diálogo coletivo, de modo a que o fazer do professor reflita sua convicção e concepção de educação. Nesse contexto, o fazer coletivo e a intervenção, voltada à Educação Inclusiva, refletirão o percurso da escola e oferecerão subsídios para a vivência de um projeto político pedagógico real e possível. A pesquisa se deu numa escola pública da Rede Estadual de Ensino de Juiz de Fora. A equipe envolvida atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental e é formada por professores regentes de turma, professor eventual, professores de Educação Física, professor para uso da biblioteca e professores de apoio à comunicação, linguagens e tecnologias assistivas
Abstract: -
Palavras-chave: Inclusão
Especialista em educação básica
Intervenção pedagógica
Plano de desenvolvimento individual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10872
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons