https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10872
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fabiolacarlapretti.pdf | 720.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, Elita Betania de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432703757983593 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Jesus, Alan Willian de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8527713159699794 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Rodrigo Geraldo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275813674019327 | pt_BR |
dc.creator | Pretti, Fabíola Carla | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6576252400829211 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:07:58Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T14:07:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10872 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto traz uma reflexão sobre a atuação do Especialista em Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, voltada para a Educação Inclusiva, procurando identificar suas principais atribuições e seu papel na formação continuada dos professores. O perfil do Especialista em Educação Básica vem sofrendo inúmeras modificações ao longo das últimas décadas, principalmente após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 5692/93. As modificações não se limitam a questões de nomenclatura, mas de atribuições em si, visto que gradativamente o papel formador do Especialista vem crescendo em espaço e importância na vida da escola. Como formador, ele precisa estar atento às inúmeras demandas que se apresentam nesse cotidiano e sensibilizado o suficiente para intervir nas lacunas da atuação pedagógica sem ferir a autonomia e o processo reflexivo do professor. Precisa oferecer suporte pedagógico, manter diálogo constante e estimular a construção identitária permanente. Como formador, não pode prescindir do necessário diálogo coletivo, de modo a que o fazer do professor reflita sua convicção e concepção de educação. Nesse contexto, o fazer coletivo e a intervenção, voltada à Educação Inclusiva, refletirão o percurso da escola e oferecerão subsídios para a vivência de um projeto político pedagógico real e possível. A pesquisa se deu numa escola pública da Rede Estadual de Ensino de Juiz de Fora. A equipe envolvida atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental e é formada por professores regentes de turma, professor eventual, professores de Educação Física, professor para uso da biblioteca e professores de apoio à comunicação, linguagens e tecnologias assistivas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Especialista em educação básica | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Plano de desenvolvimento individual | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A atuação do especialista em educação básica na formação continuada de professores para a educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License