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dc.contributor.advisor1Martins, Elita Betania de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9432703757983593pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jesus, Alan Willian de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527713159699794pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Rodrigo Geraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275813674019327pt_BR
dc.creatorPretti, Fabíola Carla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576252400829211pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:07:58Z-
dc.date.available2019-09-12-
dc.date.available2019-09-24T14:07:58Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10872-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente texto traz uma reflexão sobre a atuação do Especialista em Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, voltada para a Educação Inclusiva, procurando identificar suas principais atribuições e seu papel na formação continuada dos professores. O perfil do Especialista em Educação Básica vem sofrendo inúmeras modificações ao longo das últimas décadas, principalmente após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 5692/93. As modificações não se limitam a questões de nomenclatura, mas de atribuições em si, visto que gradativamente o papel formador do Especialista vem crescendo em espaço e importância na vida da escola. Como formador, ele precisa estar atento às inúmeras demandas que se apresentam nesse cotidiano e sensibilizado o suficiente para intervir nas lacunas da atuação pedagógica sem ferir a autonomia e o processo reflexivo do professor. Precisa oferecer suporte pedagógico, manter diálogo constante e estimular a construção identitária permanente. Como formador, não pode prescindir do necessário diálogo coletivo, de modo a que o fazer do professor reflita sua convicção e concepção de educação. Nesse contexto, o fazer coletivo e a intervenção, voltada à Educação Inclusiva, refletirão o percurso da escola e oferecerão subsídios para a vivência de um projeto político pedagógico real e possível. A pesquisa se deu numa escola pública da Rede Estadual de Ensino de Juiz de Fora. A equipe envolvida atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental e é formada por professores regentes de turma, professor eventual, professores de Educação Física, professor para uso da biblioteca e professores de apoio à comunicação, linguagens e tecnologias assistivaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEspecialista em educação básicapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectPlano de desenvolvimento individualpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA atuação do especialista em educação básica na formação continuada de professores para a educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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