https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10872
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fabiolacarlapretti.pdf | 720.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A atuação do especialista em educação básica na formação continuada de professores para a educação inclusiva |
Autor(es): | Pretti, Fabíola Carla |
Orientador: | Martins, Elita Betania de Andrade |
Co-orientador: | Jesus, Alan Willian de |
Miembros Examinadores: | Mendes, Rodrigo Geraldo |
Resumo: | O presente texto traz uma reflexão sobre a atuação do Especialista em Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, voltada para a Educação Inclusiva, procurando identificar suas principais atribuições e seu papel na formação continuada dos professores. O perfil do Especialista em Educação Básica vem sofrendo inúmeras modificações ao longo das últimas décadas, principalmente após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 5692/93. As modificações não se limitam a questões de nomenclatura, mas de atribuições em si, visto que gradativamente o papel formador do Especialista vem crescendo em espaço e importância na vida da escola. Como formador, ele precisa estar atento às inúmeras demandas que se apresentam nesse cotidiano e sensibilizado o suficiente para intervir nas lacunas da atuação pedagógica sem ferir a autonomia e o processo reflexivo do professor. Precisa oferecer suporte pedagógico, manter diálogo constante e estimular a construção identitária permanente. Como formador, não pode prescindir do necessário diálogo coletivo, de modo a que o fazer do professor reflita sua convicção e concepção de educação. Nesse contexto, o fazer coletivo e a intervenção, voltada à Educação Inclusiva, refletirão o percurso da escola e oferecerão subsídios para a vivência de um projeto político pedagógico real e possível. A pesquisa se deu numa escola pública da Rede Estadual de Ensino de Juiz de Fora. A equipe envolvida atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental e é formada por professores regentes de turma, professor eventual, professores de Educação Física, professor para uso da biblioteca e professores de apoio à comunicação, linguagens e tecnologias assistivas |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Inclusão Especialista em educação básica Intervenção pedagógica Plano de desenvolvimento individual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10872 |
Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons