https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10719
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rosilenedematosvieira.pdf | 82.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inserção do celular na disciplina de geografia: o aplicativo Whatsapp como recurso didático-pedagógico |
Autor(es): | Vieira, Rosilene de Matos |
Primeiro Orientador: | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos |
Membro da banca: | Romero, Sheila Rigante |
Resumo: | O objeto deste trabalho é apresentar um plano de aula, cuja proposta é a inserção, no planejamento pedagógico da disciplina de Geografia, o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como recursos pedagógicos. As ferramentas utilizadas foram o celular e o aplicativo Whatsapp. Esse plano de aula foi desenvolvido em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Ouro Preto, Minas Gerais. A metodologia utilizada foram pesquisa bibliográfica, entrevistas e observação de campo. Os resultados obtidos, por meio de questionários aplicados aos alunos, constataram que eles precisam e aprovam a atitude de inovação do professor em relação à sua atuação em sala de aula. Nesse sentido, é necessário que mudanças ocorram para que sejam obtidos um melhor desempenho e conhecimento. É de grande importância que seja repensada a prática em relação à didática com a utilização das TICs como um todo, seja com o uso do celular, do computador e/ou quaisquer outras ferramentas que possibilitem um processo educativo inovador e envolvente. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | TIC Geografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10719 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons