Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10719
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosilenedematosvieira.pdf82.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Sheila Rigante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087794489515439pt_BR
dc.creatorVieira, Rosilene de Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:15:10Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:15:10Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10719-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objeto deste trabalho é apresentar um plano de aula, cuja proposta é a inserção, no planejamento pedagógico da disciplina de Geografia, o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como recursos pedagógicos. As ferramentas utilizadas foram o celular e o aplicativo Whatsapp. Esse plano de aula foi desenvolvido em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Ouro Preto, Minas Gerais. A metodologia utilizada foram pesquisa bibliográfica, entrevistas e observação de campo. Os resultados obtidos, por meio de questionários aplicados aos alunos, constataram que eles precisam e aprovam a atitude de inovação do professor em relação à sua atuação em sala de aula. Nesse sentido, é necessário que mudanças ocorram para que sejam obtidos um melhor desempenho e conhecimento. É de grande importância que seja repensada a prática em relação à didática com a utilização das TICs como um todo, seja com o uso do celular, do computador e/ou quaisquer outras ferramentas que possibilitem um processo educativo inovador e envolvente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA inserção do celular na disciplina de geografia: o aplicativo Whatsapp como recurso didático-pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons