Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10719
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
rosilenedematosvieira.pdf82.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A inserção do celular na disciplina de geografia: o aplicativo Whatsapp como recurso didático-pedagógico
Autor(es): Vieira, Rosilene de Matos
Orientador: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Miembros Examinadores: Romero, Sheila Rigante
Resumo: O objeto deste trabalho é apresentar um plano de aula, cuja proposta é a inserção, no planejamento pedagógico da disciplina de Geografia, o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como recursos pedagógicos. As ferramentas utilizadas foram o celular e o aplicativo Whatsapp. Esse plano de aula foi desenvolvido em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Ouro Preto, Minas Gerais. A metodologia utilizada foram pesquisa bibliográfica, entrevistas e observação de campo. Os resultados obtidos, por meio de questionários aplicados aos alunos, constataram que eles precisam e aprovam a atitude de inovação do professor em relação à sua atuação em sala de aula. Nesse sentido, é necessário que mudanças ocorram para que sejam obtidos um melhor desempenho e conhecimento. É de grande importância que seja repensada a prática em relação à didática com a utilização das TICs como um todo, seja com o uso do celular, do computador e/ou quaisquer outras ferramentas que possibilitem um processo educativo inovador e envolvente.
Resumen : -
Palabras clave : TIC
Whatsapp
Geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10719
Fecha de publicación : 27-abr-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons