Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10719
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosilenedematosvieira.pdf82.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A inserção do celular na disciplina de geografia: o aplicativo Whatsapp como recurso didático-pedagógico
Author: Vieira, Rosilene de Matos
First Advisor: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Referee Member: Romero, Sheila Rigante
Resumo: O objeto deste trabalho é apresentar um plano de aula, cuja proposta é a inserção, no planejamento pedagógico da disciplina de Geografia, o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como recursos pedagógicos. As ferramentas utilizadas foram o celular e o aplicativo Whatsapp. Esse plano de aula foi desenvolvido em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Ouro Preto, Minas Gerais. A metodologia utilizada foram pesquisa bibliográfica, entrevistas e observação de campo. Os resultados obtidos, por meio de questionários aplicados aos alunos, constataram que eles precisam e aprovam a atitude de inovação do professor em relação à sua atuação em sala de aula. Nesse sentido, é necessário que mudanças ocorram para que sejam obtidos um melhor desempenho e conhecimento. É de grande importância que seja repensada a prática em relação à didática com a utilização das TICs como um todo, seja com o uso do celular, do computador e/ou quaisquer outras ferramentas que possibilitem um processo educativo inovador e envolvente.
Abstract: -
Keywords: TIC
Whatsapp
Geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10719
Issue Date: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons