Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10715
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
raphaelabarbaranetolopespifano.pdf279.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A influência das TIC em sala de aula: um estudo de caso sobre sua aplicabilidade na disciplina de ciências
Autor(es): Pifano, Raphaela Bárbara Neto Lopes
Orientador: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicabilidade das ferramentas tecnológicas no ensino público, tendo como base uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Minas Gerais. De maneira específica, busca compreender a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na composição didática das aulas, utilizando recursos para envolver os alunos em atividades práticas e permitir que o processo ensino e aprendizado seja enriquecido e facilitado. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, na busca por compreender as relações entre tecnologia e ensino. De forma complementar, foi utilizado também o método de estudo de caso que analisou na prática a inserção da tecnologia através da realização de uma experiência voltada para a disciplina de ciências, junto aos referidos alunos, público-alvo do plano de aula proposto. Os resultados permitiram compreender que o uso das TIC é capaz de criar possibilidades para uma aprendizagem mais ampla e dinâmica.
Resumen : -
Palabras clave : TIC
Aprendizagem
Ciência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10715
Fecha de publicación : 18-may-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons