Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10715
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raphaelabarbaranetolopespifano.pdf279.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.creatorPifano, Raphaela Bárbara Neto Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:12:27Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:12:27Z-
dc.date.issued2019-05-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10715-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicabilidade das ferramentas tecnológicas no ensino público, tendo como base uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Minas Gerais. De maneira específica, busca compreender a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na composição didática das aulas, utilizando recursos para envolver os alunos em atividades práticas e permitir que o processo ensino e aprendizado seja enriquecido e facilitado. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, na busca por compreender as relações entre tecnologia e ensino. De forma complementar, foi utilizado também o método de estudo de caso que analisou na prática a inserção da tecnologia através da realização de uma experiência voltada para a disciplina de ciências, junto aos referidos alunos, público-alvo do plano de aula proposto. Os resultados permitiram compreender que o uso das TIC é capaz de criar possibilidades para uma aprendizagem mais ampla e dinâmica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA influência das TIC em sala de aula: um estudo de caso sobre sua aplicabilidade na disciplina de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons