https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10715
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
raphaelabarbaranetolopespifano.pdf | 279.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A influência das TIC em sala de aula: um estudo de caso sobre sua aplicabilidade na disciplina de ciências |
Author: | Pifano, Raphaela Bárbara Neto Lopes |
First Advisor: | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicabilidade das ferramentas tecnológicas no ensino público, tendo como base uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Minas Gerais. De maneira específica, busca compreender a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na composição didática das aulas, utilizando recursos para envolver os alunos em atividades práticas e permitir que o processo ensino e aprendizado seja enriquecido e facilitado. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, na busca por compreender as relações entre tecnologia e ensino. De forma complementar, foi utilizado também o método de estudo de caso que analisou na prática a inserção da tecnologia através da realização de uma experiência voltada para a disciplina de ciências, junto aos referidos alunos, público-alvo do plano de aula proposto. Os resultados permitiram compreender que o uso das TIC é capaz de criar possibilidades para uma aprendizagem mais ampla e dinâmica. |
Abstract: | - |
Keywords: | TIC Aprendizagem Ciência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10715 |
Issue Date: | 18-May-2019 |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License