https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10705
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariaaparecidagoncalvesribeiro.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Instagram como recurso pedagógico para o ensino da escrita escolar: uma proposta didática para os anos finais do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Ribeiro, Maria Aparecida Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Souza, Andréa Silveira de |
Co-orientador: | Fontes, Roseli Detoni |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar o planejamento de uma prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa e Literatura mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Para a construção desse plano fizeram-se necessárias algumas reflexões relacionadas à prática pedagógica e sua relação com as mídias digitais e os multiletramentos. Essas reflexões embasam o plano de aula que tem o uso do Instagram como um recurso tecnológico por meio do qual ocorrerá a construção do conhecimento da escrita escolar, considerando a importância dos processos de leitura e produção de textos, assim como a influência das tecnologias nessas práticas. Essa perspectiva leva a pensar o ciberespaço como um potencializador de ações interativas, como um novo espaço de comunicação, de socialização, de reconfiguração, de autorias e também de aprendizagem. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Leitura Produção textual Tecnologias digitais Ensino de língua portuguesa e literatura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10705 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons