Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10705
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaaparecidagoncalvesribeiro.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O Instagram como recurso pedagógico para o ensino da escrita escolar: uma proposta didática para os anos finais do Ensino Fundamental
Author: Ribeiro, Maria Aparecida Gonçalves
First Advisor: Souza, Andréa Silveira de
Co-Advisor: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o planejamento de uma prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa e Literatura mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Para a construção desse plano fizeram-se necessárias algumas reflexões relacionadas à prática pedagógica e sua relação com as mídias digitais e os multiletramentos. Essas reflexões embasam o plano de aula que tem o uso do Instagram como um recurso tecnológico por meio do qual ocorrerá a construção do conhecimento da escrita escolar, considerando a importância dos processos de leitura e produção de textos, assim como a influência das tecnologias nessas práticas. Essa perspectiva leva a pensar o ciberespaço como um potencializador de ações interativas, como um novo espaço de comunicação, de socialização, de reconfiguração, de autorias e também de aprendizagem.
Abstract: -
Keywords: Leitura
Produção textual
Tecnologias digitais
Ensino de língua portuguesa e literatura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10705
Issue Date: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons