https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10705
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariaaparecidagoncalvesribeiro.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O Instagram como recurso pedagógico para o ensino da escrita escolar: uma proposta didática para os anos finais do Ensino Fundamental |
Author: | Ribeiro, Maria Aparecida Gonçalves |
First Advisor: | Souza, Andréa Silveira de |
Co-Advisor: | Fontes, Roseli Detoni |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar o planejamento de uma prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa e Literatura mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Para a construção desse plano fizeram-se necessárias algumas reflexões relacionadas à prática pedagógica e sua relação com as mídias digitais e os multiletramentos. Essas reflexões embasam o plano de aula que tem o uso do Instagram como um recurso tecnológico por meio do qual ocorrerá a construção do conhecimento da escrita escolar, considerando a importância dos processos de leitura e produção de textos, assim como a influência das tecnologias nessas práticas. Essa perspectiva leva a pensar o ciberespaço como um potencializador de ações interativas, como um novo espaço de comunicação, de socialização, de reconfiguração, de autorias e também de aprendizagem. |
Abstract: | - |
Keywords: | Leitura Produção textual Tecnologias digitais Ensino de língua portuguesa e literatura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10705 |
Issue Date: | 27-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License