Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10705
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariaaparecidagoncalvesribeiro.pdf1.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O Instagram como recurso pedagógico para o ensino da escrita escolar: uma proposta didática para os anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Ribeiro, Maria Aparecida Gonçalves
Orientador: Souza, Andréa Silveira de
Co-orientador: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o planejamento de uma prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa e Literatura mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Para a construção desse plano fizeram-se necessárias algumas reflexões relacionadas à prática pedagógica e sua relação com as mídias digitais e os multiletramentos. Essas reflexões embasam o plano de aula que tem o uso do Instagram como um recurso tecnológico por meio do qual ocorrerá a construção do conhecimento da escrita escolar, considerando a importância dos processos de leitura e produção de textos, assim como a influência das tecnologias nessas práticas. Essa perspectiva leva a pensar o ciberespaço como um potencializador de ações interativas, como um novo espaço de comunicação, de socialização, de reconfiguração, de autorias e também de aprendizagem.
Resumen : -
Palabras clave : Leitura
Produção textual
Tecnologias digitais
Ensino de língua portuguesa e literatura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10705
Fecha de publicación : 27-abr-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons