Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10675
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lucasneivadasilva.pdf2.48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
lucasneivadasilva-cadenoanexo.pdf1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A interação entre literatura e cinema no espaço ficcional da Cataguases de Luiz Ruffato: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório
Autor(es): Silva, Lucas Neiva da
Orientador: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Miembros Examinadores: Nogueira, Elza de Sá
Miembros Examinadores: Mendes, Moema Rodrigues Brandão
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica que foi aplicada em uma escola pública, localizada no município de Cataguases, Minas Gerais, em turma de nono ano do ensino fundamental, com o objetivo de aproximar os alunos do universo da literatura, ao promover o letramento literário e ampliação de repertório do jovem leitor. Para isso, partimos da premissa de que a presença do espaço físico da cidade de Cataguases no conto Amigos e no romance Estive em Lisboa e lembrei de você, ambos do escritor cataguasense Luiz Ruffato, e em suas respectivas adaptações para o cinema, os filmes Redemoinho e Estive em Lisboa e lembrei de você, motivasse os alunos para essa ação pedagógica. Dessa forma, estruturamos o trabalho em quatro etapas, incluindo uma situação motivadora inicial. Nestas etapas, além do espaço ficcional, foram também foco de estudo as demais categorias da narrativa, bem como o processo de adaptação cinematográfica de obras literárias. Apoiamo-nos, para isso, nos seguintes aportes teóricos: o direito à literatura (Candido, 2011); o conceito de letramento literário (Cosson, 2016, 2018; Paulino e Cosson, 2009); o repertório do texto (Iser,1996); a concepção de comunidade de leitores e leitura compartilhada (Colomer, 2007); o espaço literário (Abdala Junior, 1995) e o fenômeno da adaptação (Hutcheon, 2013). Buscando a confluência entre teoria e prática, adotamos a orientação metodológica da pesquisa-ação para esse processo interventivo, conforme Thiollent (1986). Os resultados comprovaram a hipótese inicial, uma vez que o reconhecimento do espaço cataguasense nas obras foi o principal fator de motivação para os alunos em todo o percurso interventivo.
Resumen : This work presents a proposal for pedagogical intervention that was applied in a public school, situated in the city of Cataguases, Minas Gerais, in a ninth grade class, with the objective of bringing students closer to the universe of literature, by promoting literary literacy and expansion of the young reader's repertoire. In this regard, we started from the premise that the presence of the physical space of the city of Cataguases in the short story Amigos and in the novel Estive em Lisboa e Lembrei de você, both of the cataguasense writer Luiz Ruffato, and in their respective film adaptations, the films Redemoinho and Estive em Lisboa e Lembrei de você, would motivate the students for this pedagogical action. In this way, we organized the work in four steps, including an initial motivational situation. In these stages, besides the fictional space, were also focus of study the other categories of narrative, as well as the process of cinematographic adaptation of literary works. We support, for this, in the following theoretical contributions: the right to literature (Candido, 2011); the literary literacy concept (Cosson, 2016, 2018; Paulino and Cosson, 2009); the text repertoire (Iser, 1996); the conception of reader communities and shared reading (Colomer, 2007); the literary space (Abdala Junior, 1995) and the adaptation phenomenon (Hutcheon, 2013). Aiming the confluence between theory and practice, we adopted the action-research methodological orientation to this intervention process, according to Thiollent (1986). The results confirmed the initial hypothesis, once the recognition of the cataguasense space in the works was the main motivation factor for the students throughout the interventional route.
Palabras clave : Literatura
Cinema
Adaptação
Letramento literário
Repertório
Literature
Cinema
Adaptation
Literary literacy
Repertoire
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10675
Fecha de publicación : 5-abr-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons