Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10675
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucasneivadasilva.pdf2.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
lucasneivadasilva-cadenoanexo.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mendes, Marco Aurélio de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744458Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Elza de Sá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769093Y2pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Moema Rodrigues Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750033J2pt_BR
dc.creatorSilva, Lucas Neiva da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4320028Z2pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T18:50:28Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-04T18:50:28Z-
dc.date.issued2019-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10675-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for pedagogical intervention that was applied in a public school, situated in the city of Cataguases, Minas Gerais, in a ninth grade class, with the objective of bringing students closer to the universe of literature, by promoting literary literacy and expansion of the young reader's repertoire. In this regard, we started from the premise that the presence of the physical space of the city of Cataguases in the short story Amigos and in the novel Estive em Lisboa e Lembrei de você, both of the cataguasense writer Luiz Ruffato, and in their respective film adaptations, the films Redemoinho and Estive em Lisboa e Lembrei de você, would motivate the students for this pedagogical action. In this way, we organized the work in four steps, including an initial motivational situation. In these stages, besides the fictional space, were also focus of study the other categories of narrative, as well as the process of cinematographic adaptation of literary works. We support, for this, in the following theoretical contributions: the right to literature (Candido, 2011); the literary literacy concept (Cosson, 2016, 2018; Paulino and Cosson, 2009); the text repertoire (Iser, 1996); the conception of reader communities and shared reading (Colomer, 2007); the literary space (Abdala Junior, 1995) and the adaptation phenomenon (Hutcheon, 2013). Aiming the confluence between theory and practice, we adopted the action-research methodological orientation to this intervention process, according to Thiollent (1986). The results confirmed the initial hypothesis, once the recognition of the cataguasense space in the works was the main motivation factor for the students throughout the interventional route.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica que foi aplicada em uma escola pública, localizada no município de Cataguases, Minas Gerais, em turma de nono ano do ensino fundamental, com o objetivo de aproximar os alunos do universo da literatura, ao promover o letramento literário e ampliação de repertório do jovem leitor. Para isso, partimos da premissa de que a presença do espaço físico da cidade de Cataguases no conto Amigos e no romance Estive em Lisboa e lembrei de você, ambos do escritor cataguasense Luiz Ruffato, e em suas respectivas adaptações para o cinema, os filmes Redemoinho e Estive em Lisboa e lembrei de você, motivasse os alunos para essa ação pedagógica. Dessa forma, estruturamos o trabalho em quatro etapas, incluindo uma situação motivadora inicial. Nestas etapas, além do espaço ficcional, foram também foco de estudo as demais categorias da narrativa, bem como o processo de adaptação cinematográfica de obras literárias. Apoiamo-nos, para isso, nos seguintes aportes teóricos: o direito à literatura (Candido, 2011); o conceito de letramento literário (Cosson, 2016, 2018; Paulino e Cosson, 2009); o repertório do texto (Iser,1996); a concepção de comunidade de leitores e leitura compartilhada (Colomer, 2007); o espaço literário (Abdala Junior, 1995) e o fenômeno da adaptação (Hutcheon, 2013). Buscando a confluência entre teoria e prática, adotamos a orientação metodológica da pesquisa-ação para esse processo interventivo, conforme Thiollent (1986). Os resultados comprovaram a hipótese inicial, uma vez que o reconhecimento do espaço cataguasense nas obras foi o principal fator de motivação para os alunos em todo o percurso interventivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectRepertóriopt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectRepertoirept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA interação entre literatura e cinema no espaço ficcional da Cataguases de Luiz Ruffato: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertóriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons