Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) : [87] Collection home page

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, com nota 4 (quatro). Este Programa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O curso será realizado por Instituições de Ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam às seguintes condições: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, devidamente registrado no Ministério da Educação; e ser professor efetivo e em exercício no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º anos) de escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 87
Issue DateTitleAuthor(s)Type
15-Aug-2024Uma proposta de letramento literário por meio de adaptações e obras originais de narrativas policiaisMedeiros, Nivea Neves e LimaDissertação
8-Mar-2024Entre verdades e pós verdades: uma análise de representações construídas no gênero reportagem acerca do professor e do aluno da escola públicaMendes, Gabriel BarbosaDissertação
7-Mar-2024O diálogo argumentativo em sala de aula: um caminho para a formação cidadãPereira, Carolina CamposDissertação
8-Mar-2024Letramento literário no 7º ano do ensino fundamental II: uma proposta de leitura para a obra Malala, a menina que queria ir para a escolaNobre, Aline Cristina RobadelDissertação
7-Mar-2024O gênero podcast de causo de assombração na escola do campo: do desenvolvimento de capacidades de linguagem à valorização da identidade ruralRubio, Marcela Pimentel EscoraliqueDissertação
7-Mar-2024A negação como estratégia persuasiva em propagandas e anúncios publicitários: prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental IIFreitas, Wanessa Aparecida FerreiraDissertação
8-Mar-2024Por uma ressignificação do trabalho com o vocativo: ensino sob a perspectiva da prática de análise linguística/semióticaFernandes, Ananda ElisabethDissertação
8-Mar-2024Projeto didático de letramentos: potencialidades do gênero meme para a formação de sujeitos críticosAlmeida, Rafaela Aparecida Medeiros deDissertação
30-Oct-2023Curadoria educacional e práticas de leitura no ensino fundamental: uma proposta para a formação de alunos leitores em tempos de “infodemia”Silva, Cláudio André daDissertação
27-Sep-2023O uso do gênero cartaz reivindicatório no 2° ano do ensino fundamental: a cidadania transformadora em pautaMilhomem, Ana Carmelita de MoraesDissertação
2-Oct-2023A Postura Ativa do Professor (PAP) em prol da ampliação de repertório literário com HQs no livro didático de língua portuguesaGuedes, Lidiane ReisDissertação
14-Jul-2023A ficção, o leitor e a realidade social: uma proposta de abordagem de A Odisseia de Penélope, de Margaret Atwood, para o nono ano do ensino fundamentalAmâncio, Edneia AparecidaDissertação
31-Mar-2023Estratégias para desenvolvimento da escrita no ensino fundamental I: capacidade discursiva em focoLopes, Maria AparecidaDissertação
5-Apr-2023A construção de personagens em Vidas Secas de Graciliano Ramos e em uma adaptação em HQ: proposta de ampliação de repertório e letramento literárioCoimbra, Josiane SilveiraDissertação
31-Mar-2023Storytelling como estratégia persuasiva em propagandas: caminhos para a análise linguística no Ensino Fundamental IICorrêa, Ana Cláudia DuarteDissertação
5-Apr-2023Desmascarando as fake news no ensino fundamental: reflexão linguística a favor da formação cidadãCosta, Mariana Soares daDissertação
4-Oct-2018Projetos didáticos ancorados em uma leitura-gatilhoFerreira, Marcella DAngela AlcarazDissertação
10-Nov-2021O espaço narrativo em O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: uma proposta de abordagem para o sétimo ano do Ensino Fundamental IILeonardo, Delane Teodora de OliveiraDissertação
13-Oct-2021O jogo rimático no rap: uma proposta de letramento literário pelo viés das rimas multissilábicas nos anos finais do ensino fundamental II.Pires, Marli CorrêaDissertação
18-Sep-2021O objeto livro na aula de literatura: letramento literário e ampliação de repertório de alunos do sexto ano com leituras de adaptações de Dom QuixoteCruz, Thaísa HoskenDissertação
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 87