Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10604
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carloseduardodiassouza.pdf198.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cinema e imaginação sociológica n’O Amuleto de Ogum: produção de imagens e análise social em sala de aula
Autor(es): Souza, Carlos Eduardo Dias
Primeiro Orientador: Moreno, Patrícia
Resumo: É objetivo deste trabalho pensar a dinâmica que preside a construção de imagens – os filmes. O contato com alunas e alunos “blogueiros” de Instagram parece realçar que o que preside a realização de materiais audiovisuais é a construção de uma narrativa mais horizontal, que facilita a relação do “público” com aquele que produziu o material. Muitos youtubers pavimentam seu sucesso um pouco nessa chave: constroem um laço de confiança – questão que também se apresenta no trabalho docente – mas evidenciam que os temas que eles estão abordando são temas que interessam a seu público. Como conciliar, no âmbito da educação escolar, conteúdos programáticos com interesses de alunos e alunas via audiovisual? Ao discutir questões como imagens, métodos e narrativas, este trabalho busca aproximar análise sócio-histórica do cotidiano da sala de aula por meio da reflexão acerca da criação de imagens audiovisuais e seus significado.
Abstract: The objective of this work is to think about the dynamics that preside over the construction of images - the movies. The contact with students and students “bloggers” of Instagram seems to emphasize that what presides over the making of audiovisual materials is the construction of a more horizontal narrative, which facilitates the relationship of the “public” with the one who produced the material. Many youtubers pave their success a little on this key: they build a bond of trust - an issue that also presents itself in teaching - but show that the topics they are addressing are topics that interest their audience. How to reconcile, within the scope of school education, syllabus with interests of students via audiovisual? In discussing issues such as images, methods and narratives, this paper seeks to bring together socio-historical analysis of classroom daily life through reflection on the creation of audiovisual images and their meaning.
Palavras-chave: Imagem
Narrativa
Ensino de história
Image
Narrative
History teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10604
Data do documento: 3-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons