https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10604
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
carloseduardodiassouza.pdf | 198.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Cinema e imaginação sociológica n’O Amuleto de Ogum: produção de imagens e análise social em sala de aula |
Autor(es): | Souza, Carlos Eduardo Dias |
Orientador: | Moreno, Patrícia |
Resumo: | É objetivo deste trabalho pensar a dinâmica que preside a construção de imagens – os filmes. O contato com alunas e alunos “blogueiros” de Instagram parece realçar que o que preside a realização de materiais audiovisuais é a construção de uma narrativa mais horizontal, que facilita a relação do “público” com aquele que produziu o material. Muitos youtubers pavimentam seu sucesso um pouco nessa chave: constroem um laço de confiança – questão que também se apresenta no trabalho docente – mas evidenciam que os temas que eles estão abordando são temas que interessam a seu público. Como conciliar, no âmbito da educação escolar, conteúdos programáticos com interesses de alunos e alunas via audiovisual? Ao discutir questões como imagens, métodos e narrativas, este trabalho busca aproximar análise sócio-histórica do cotidiano da sala de aula por meio da reflexão acerca da criação de imagens audiovisuais e seus significado. |
Resumen : | The objective of this work is to think about the dynamics that preside over the construction of images - the movies. The contact with students and students “bloggers” of Instagram seems to emphasize that what presides over the making of audiovisual materials is the construction of a more horizontal narrative, which facilitates the relationship of the “public” with the one who produced the material. Many youtubers pave their success a little on this key: they build a bond of trust - an issue that also presents itself in teaching - but show that the topics they are addressing are topics that interest their audience. How to reconcile, within the scope of school education, syllabus with interests of students via audiovisual? In discussing issues such as images, methods and narratives, this paper seeks to bring together socio-historical analysis of classroom daily life through reflection on the creation of audiovisual images and their meaning. |
Palabras clave : | Imagem Narrativa Ensino de história Image Narrative History teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10604 |
Fecha de publicación : | 3-ago-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons