Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10576
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geovaniluciodecarvalhodasilva.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Internet na educação: ensino híbrido e gamificação
Author: Silva, Geovani Lúcio de Carvalho da
First Advisor: Carneiro, Reginaldo Fernando
Referee Member: Silva, Daniel Eveling da
Resumo: A escola tradicional não chama mais a atenção e não interessa mais os alunos. O esquema de lousa, giz e aulas expositivas pode ser mais a única maneira do professor atuar em sala de aula, pois os alunos buscam informações em dispositivos tecnológicos diversos como celulares, tablets, computadores conectados à internet. Além disso, o trabalho do século XXI exige pessoas com conhecimentos das Tecnologias da Informação e Comunicação. Nesse contexto, apresentamos uma proposta baseada no ensino híbrido e na gamificação para o ensino da matemática. Os dados apresentados, ao fim deste trabalho, evidenciaram que os alunos tiveram maior interesse e conseguiram compreender melhor a matéria ao interagirem entre si tanto pessoalmente quanto virtualmente. As intervenções híbridas demonstraram diferenças no entendimento e no interesse dos alunos: antes, em aulas tradicionais, eram apáticos – após as intervenções – já correlacionavam, contextualizavam o conteúdo com suas vidas.
Abstract: -
Keywords: Gamificação
Ensino híbrido
Internet
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10576
Issue Date: 15-Dec-2018
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.