https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19479
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
sinaielizabethferreiradossantos.pdf | PDF/A | 3.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
sinaielizabethferreiradossantos - produtoeducacional.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Pensamento proporcional na matemática escolar: o ensino da noção de grandezas diretamente e inversamente proporcionais |
Autor(es): | Santos, Sinai Elizabeth Ferreira dos |
Orientador: | Oliveira, Rosana de |
Co-orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Miembros Examinadores: | Barbosa, Andreia Carvalho Maciel |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, à luz do referencial teórico e metodológico intitulado Modelo dos Campos Semânticos (MCS), para o ensino da noção de grandezas diretamente e inversamente proporcionais no Ensino Fundamental. A investigação fez parte do projeto de pesquisa intitulado Educação Matemática Escolar no Século XXI: a formação de estudantes e professores da Educação Básica, em particular, como parte do estudo sobre o desenvolvimento do pensamento proporcional na proposta de educar matematicamente um estudante do ensino fundamental. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, a ser realizada em uma sala de aula de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental regular de uma escola particular na cidade de Juiz de Fora. Como parte do projeto de investigação, foi elaborado um produto educacional, constituído por um conjunto de tarefas para a sala de aula de matemática. |
Resumen : | This research aimed to investigate the development of a set of tasks, based on the theoretical and methodological framework of the Semantic Fields Model (SFM), for teaching the notion of directly and inversely proportional quantities in elementary school. The investigation was part of the research project entitled School Mathematics Education in the 21st Century: the education of basic education students and teachers, particularly as part of the study on the development of proportional reasoning within the proposal of mathematically educating an elementary school student. The research had a qualitative approach, characterized as field research, conducted in a regular mathematics classroom in the final years of elementary education at a private school in the city of Juiz de Fora. As part of the investigation project, an educational product was developed, consisting of a set of tasks designed for the mathematics classroom. |
Palabras clave : | Educação matemática Produção de significados Ensino e aprendizagem de matemática Pensamento proporcional Grandezas diretamente e inversamente proporcionais Mathematics education Production of meanings Mathematics teaching and learning Proportional thinking Directly and inversely proportional quantities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19479 |
Fecha de publicación : | 3-jul-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons