Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19479
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
sinaielizabethferreiradossantos.pdfPDF/A3.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
sinaielizabethferreiradossantos - produtoeducacional.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Pensamento proporcional na matemática escolar: o ensino da noção de grandezas diretamente e inversamente proporcionais
Autor(es): Santos, Sinai Elizabeth Ferreira dos
Orientador: Oliveira, Rosana de
Co-orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Barbosa, Andreia Carvalho Maciel
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, à luz do referencial teórico e metodológico intitulado Modelo dos Campos Semânticos (MCS), para o ensino da noção de grandezas diretamente e inversamente proporcionais no Ensino Fundamental. A investigação fez parte do projeto de pesquisa intitulado Educação Matemática Escolar no Século XXI: a formação de estudantes e professores da Educação Básica, em particular, como parte do estudo sobre o desenvolvimento do pensamento proporcional na proposta de educar matematicamente um estudante do ensino fundamental. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, a ser realizada em uma sala de aula de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental regular de uma escola particular na cidade de Juiz de Fora. Como parte do projeto de investigação, foi elaborado um produto educacional, constituído por um conjunto de tarefas para a sala de aula de matemática.
Resumen : This research aimed to investigate the development of a set of tasks, based on the theoretical and methodological framework of the Semantic Fields Model (SFM), for teaching the notion of directly and inversely proportional quantities in elementary school. The investigation was part of the research project entitled School Mathematics Education in the 21st Century: the education of basic education students and teachers, particularly as part of the study on the development of proportional reasoning within the proposal of mathematically educating an elementary school student. The research had a qualitative approach, characterized as field research, conducted in a regular mathematics classroom in the final years of elementary education at a private school in the city of Juiz de Fora. As part of the investigation project, an educational product was developed, consisting of a set of tasks designed for the mathematics classroom.
Palabras clave : Educação matemática
Produção de significados
Ensino e aprendizagem de matemática
Pensamento proporcional
Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
Mathematics education
Production of meanings
Mathematics teaching and learning
Proportional thinking
Directly and inversely proportional quantities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19479
Fecha de publicación : 3-jul-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons