Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19479
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sinaielizabethferreiradossantos.pdfPDF/A3.89 MBAdobe PDFView/Open
sinaielizabethferreiradossantos - produtoeducacional.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Pensamento proporcional na matemática escolar: o ensino da noção de grandezas diretamente e inversamente proporcionais
Author: Santos, Sinai Elizabeth Ferreira dos
First Advisor: Oliveira, Rosana de
Co-Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Barbosa, Andreia Carvalho Maciel
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, à luz do referencial teórico e metodológico intitulado Modelo dos Campos Semânticos (MCS), para o ensino da noção de grandezas diretamente e inversamente proporcionais no Ensino Fundamental. A investigação fez parte do projeto de pesquisa intitulado Educação Matemática Escolar no Século XXI: a formação de estudantes e professores da Educação Básica, em particular, como parte do estudo sobre o desenvolvimento do pensamento proporcional na proposta de educar matematicamente um estudante do ensino fundamental. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, a ser realizada em uma sala de aula de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental regular de uma escola particular na cidade de Juiz de Fora. Como parte do projeto de investigação, foi elaborado um produto educacional, constituído por um conjunto de tarefas para a sala de aula de matemática.
Abstract: This research aimed to investigate the development of a set of tasks, based on the theoretical and methodological framework of the Semantic Fields Model (SFM), for teaching the notion of directly and inversely proportional quantities in elementary school. The investigation was part of the research project entitled School Mathematics Education in the 21st Century: the education of basic education students and teachers, particularly as part of the study on the development of proportional reasoning within the proposal of mathematically educating an elementary school student. The research had a qualitative approach, characterized as field research, conducted in a regular mathematics classroom in the final years of elementary education at a private school in the city of Juiz de Fora. As part of the investigation project, an educational product was developed, consisting of a set of tasks designed for the mathematics classroom.
Keywords: Educação matemática
Produção de significados
Ensino e aprendizagem de matemática
Pensamento proporcional
Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
Mathematics education
Production of meanings
Mathematics teaching and learning
Proportional thinking
Directly and inversely proportional quantities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19479
Issue Date: 3-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons