Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19479
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sinaielizabethferreiradossantos.pdfPDF/A3.89 MBAdobe PDFView/Open
sinaielizabethferreiradossantos - produtoeducacional.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Andreia Carvalho Maciel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1421271832898844pt_BR
dc.creatorSantos, Sinai Elizabeth Ferreira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2770062950367165pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T14:01:43Z-
dc.date.available2025-09-25-
dc.date.available2025-09-25T14:01:43Z-
dc.date.issued2025-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19479-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the development of a set of tasks, based on the theoretical and methodological framework of the Semantic Fields Model (SFM), for teaching the notion of directly and inversely proportional quantities in elementary school. The investigation was part of the research project entitled School Mathematics Education in the 21st Century: the education of basic education students and teachers, particularly as part of the study on the development of proportional reasoning within the proposal of mathematically educating an elementary school student. The research had a qualitative approach, characterized as field research, conducted in a regular mathematics classroom in the final years of elementary education at a private school in the city of Juiz de Fora. As part of the investigation project, an educational product was developed, consisting of a set of tasks designed for the mathematics classroom.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, à luz do referencial teórico e metodológico intitulado Modelo dos Campos Semânticos (MCS), para o ensino da noção de grandezas diretamente e inversamente proporcionais no Ensino Fundamental. A investigação fez parte do projeto de pesquisa intitulado Educação Matemática Escolar no Século XXI: a formação de estudantes e professores da Educação Básica, em particular, como parte do estudo sobre o desenvolvimento do pensamento proporcional na proposta de educar matematicamente um estudante do ensino fundamental. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, a ser realizada em uma sala de aula de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental regular de uma escola particular na cidade de Juiz de Fora. Como parte do projeto de investigação, foi elaborado um produto educacional, constituído por um conjunto de tarefas para a sala de aula de matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectPensamento proporcionalpt_BR
dc.subjectGrandezas diretamente e inversamente proporcionaispt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectMathematics teaching and learningpt_BR
dc.subjectProportional thinkingpt_BR
dc.subjectDirectly and inversely proportional quantitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titlePensamento proporcional na matemática escolar: o ensino da noção de grandezas diretamente e inversamente proporcionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons