Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9686
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identidade ideológica no filme um homem com uma câmera (Vertov).pdf55.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Evento
Título: Identidade ideológica no filme um homem com uma câmera (Vertov)
Autor(es): Leal, Paulo Roberto Figueira
Conceição, Pedro Nogueira e
Resumo: O projeto teve por objetivo identificar a relevância do filme “Um homem com uma câmera” (1929), de Dziga Vertov, em duas dimensões: a primeira relativa aos diálogos do filme com as experimentações das vanguardas européias dos anos 20 – sobretudo com o impressionismo francês e com o manifesto futurista; uma segunda relacionada aos valores ideológicos (e, conseqüentemente, às determinações do contexto sócio-político do bolchevismo), expressos não apenas no conteúdo do filme, mas também nas suas opções formais de linguagem cinematográfica. Neste sentido, a ênfase fundamental se deu nas experimentações estéticas do construtivismo russo – do qual Vertov foi um dos nomes mais relevantes – que aparecem em “Um homem com uma câmera”. Também se discutiram os reflexos dessas experimentações na produção audiovisual contemporânea.
Abstract: -
Palavras-chave: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9686
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Seminário de Iniciação Científica



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.