Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9686
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Identidade ideológica no filme um homem com uma câmera (Vertov).pdf55.32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Identidade ideológica no filme um homem com uma câmera (Vertov)
Autor(es): Leal, Paulo Roberto Figueira
Conceição, Pedro Nogueira e
Resumo: O projeto teve por objetivo identificar a relevância do filme “Um homem com uma câmera” (1929), de Dziga Vertov, em duas dimensões: a primeira relativa aos diálogos do filme com as experimentações das vanguardas européias dos anos 20 – sobretudo com o impressionismo francês e com o manifesto futurista; uma segunda relacionada aos valores ideológicos (e, conseqüentemente, às determinações do contexto sócio-político do bolchevismo), expressos não apenas no conteúdo do filme, mas também nas suas opções formais de linguagem cinematográfica. Neste sentido, a ênfase fundamental se deu nas experimentações estéticas do construtivismo russo – do qual Vertov foi um dos nomes mais relevantes – que aparecem em “Um homem com uma câmera”. Também se discutiram os reflexos dessas experimentações na produção audiovisual contemporânea.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9686
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.