https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9329
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
amandaaparecidabarrosodepaiva.pdf | 919.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O mal-estar na EaD sob a perspectiva da psicanálise |
Autor(es): | Paiva, Amanda Aparecida Barroso de |
Primeiro Orientador: | Fontes, Ana Maria Moraes |
Membro da banca: | Santos, Ilka Schapper |
Membro da banca: | Pereira, Marcelo Ricardo |
Resumo: | A presente dissertação teve sua origem quando do contato da pesquisadora com a psicanálise durante a graduação em pedagogia. A participação em um projeto de pesquisa, cujo objetivo era investigar o mal-estar experimentado por professores da rede pública de ensino, consolidou o interesse no desenvolvimento deste trabalho. A experiência de ter sido aluna de algumas disciplinas trabalhadas a distância também foi de grande valia. Surge, daí, a questão do mal-estar nesta modalidade de ensino. Na educação básica ele se apresentava como adoecimento e abandono das atividades docentes. O Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora foi escolhido como campo de pesquisa. Para tanto, inicialmente, foi feito um cuidadoso estudo sobre o mal-estar na obra de Freud. O funcionamento do ensino a distância, no Brasil, também foi objeto de pesquisas, tanto quanto às suas origens quanto aos avanços propiciados pela revolução tecnológica. Uma entrevista com os tutores do curso pesquisado ofereceu a possibilidade de conhecer os “mecanismos” segundo os quais o mal-estar docente se apresenta no Curso a Distância de Pedagogia da UFJF. |
Abstract: | The present thesis had its origin when the researcher had a contact with the psychoanalysis during the graduation in Pedagogy. The participation in a research project which the objective was investigating the discomfort experienced by teachers from the public school system consolidated the interest in the development of this work. The experience as a student from some subjects worked through e-learning was also of great value. Then it comes the question of the discomfort in this teaching method. In the basic education it was presented as the illnesses and quitting the teaching activities. The Pedagogy Course in Federal University of Juiz de Fora was chosen as the research field. For this purpose, initially, it was developed a careful study about the discomfort in Freud's work. The functioning of the e-learning in Brazil was also the object of researches as much as its origins as to the advances propitiated by the technological revolution. An interview with the tutors of the researched course offered the possibility of knowing the "mechanisms" through the discomfort teaching are presented in the Distance Learning Pedagogy Course at UFJF (Federal University of Juiz de Fora). |
Palavras-chave: | Mal-estar docente Ensino a distância Psicanálise Educação Discomfort teaching Distance learning Psychoanalysis Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9329 |
Data do documento: | 14-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.