https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8389
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Licenciatura e bacharelado em enfermagem.pdf | 47.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Licenciatura e bacharelado em enfermagem: experiências e expectativas de estudantes |
Título(s) alternativo(s): | Bachelor and teaching degree in nursing: experiences and expectations of nursing students |
Autor(es): | Santos, Sueli Maria dos Reis Jesus, Maria Cristina Pinto de Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Oliveira, Deíse Moura de Silva, Marcelo Henrique da Carneiro, Carla Toscano Aquino, Priscila Sanches |
Resumo: | Estudo de abordagem fenomenológica que objetivou compreender a experiência do estudante que cursa a licenciatura e o bacharelado em enfermagem concomitantemente. Foram realizadas entrevistas abertas com oito estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais, tendo sido a análise compreensiva dos dados realizada à luz da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os re-sultados mostraram que os estudantes observam uma desarticulação entre as disciplinas pedagógicas e o bacharelado, entretanto consideraram que a licenciatura fornece subsídios para as ações educativas em enfermagem. Têm ainda expectativas de atuar na educação em saúde e de tornarem-se docentes de enfermagem. Acerca do bacharelado e licenciatura em enfermagem, considera-se que se constituem em uma articulação que promove ampliação do conhecimento dos estudantes e gera expectativas relacionadas à atuação profissional, todavia apresenta lacunas que precisam ser revistas pelos que atuam no ensino de enfermagem, contemplando as especificidades teórico-práticas exigidas na formação do enfermeiro. |
Abstract: | This is a phenomenological study that aimed to understand the experience of the student enrolled in both the Bachelor and the teaching undergraduate degree in nursing at the same time. Interviews with eight nursing students from a public university of Minas Gerais, Brazil, were undertaken. Analyses were conducted based on the social phenomenology of Alfred Schütz. Results showed that according to the pupils, there is no connection between the teaching courses and the Bachelor ones, but they also highlighted that the teaching degree helps educational activities in nursing. The students have interest in working with health education and to become nursing teachers. They also consider that the dual degree allows the expansion of knowledge and generates better expectations related to professional practice. However, it has gaps which need to be reviewed by those who work in nursing education, addressing the specific theoretical and practical needs of nursing students. |
Palavras-chave: | Educação em enfermagem Bacharelado em enfermagem Ensino superior Education Nursing Education Baccalaureate Higher |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | - |
Sigla da Instituição: | - |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472011000400011 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8389 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.