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dc.creatorSantos, Sueli Maria dos Reis-
dc.creatorJesus, Maria Cristina Pinto de-
dc.creatorMerighi, Miriam Aparecida Barbosa-
dc.creatorOliveira, Deíse Moura de-
dc.creatorSilva, Marcelo Henrique da-
dc.creatorCarneiro, Carla Toscano-
dc.creatorAquino, Priscila Sanches-
dc.date.accessioned2019-01-07T17:42:53Z-
dc.date.available2019-01-07-
dc.date.available2019-01-07T17:42:53Z-
dc.date.issued2011-
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage711pt_BR
dc.citation.epage718pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472011000400011pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8389-
dc.description.abstractThis is a phenomenological study that aimed to understand the experience of the student enrolled in both the Bachelor and the teaching undergraduate degree in nursing at the same time. Interviews with eight nursing students from a public university of Minas Gerais, Brazil, were undertaken. Analyses were conducted based on the social phenomenology of Alfred Schütz. Results showed that according to the pupils, there is no connection between the teaching courses and the Bachelor ones, but they also highlighted that the teaching degree helps educational activities in nursing. The students have interest in working with health education and to become nursing teachers. They also consider that the dual degree allows the expansion of knowledge and generates better expectations related to professional practice. However, it has gaps which need to be reviewed by those who work in nursing education, addressing the specific theoretical and practical needs of nursing students.pt_BR
dc.description.resumoEstudo de abordagem fenomenológica que objetivou compreender a experiência do estudante que cursa a licenciatura e o bacharelado em enfermagem concomitantemente. Foram realizadas entrevistas abertas com oito estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais, tendo sido a análise compreensiva dos dados realizada à luz da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os re-sultados mostraram que os estudantes observam uma desarticulação entre as disciplinas pedagógicas e o bacharelado, entretanto consideraram que a licenciatura fornece subsídios para as ações educativas em enfermagem. Têm ainda expectativas de atuar na educação em saúde e de tornarem-se docentes de enfermagem. Acerca do bacharelado e licenciatura em enfermagem, considera-se que se constituem em uma articulação que promove ampliação do conhecimento dos estudantes e gera expectativas relacionadas à atuação profissional, todavia apresenta lacunas que precisam ser revistas pelos que atuam no ensino de enfermagem, contemplando as especificidades teórico-práticas exigidas na formação do enfermeiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gaúcha de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectBacharelado em enfermagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectBaccalaureatept_BR
dc.subjectHigherpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleLicenciatura e bacharelado em enfermagem: experiências e expectativas de estudantespt_BR
dc.title.alternativeBachelor and teaching degree in nursing: experiences and expectations of nursing studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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